A definição completa de Música

Encontrar uma definição completa e objetiva do conceito de música não é tão fácil como parece. Os dicionários referem que se trata da arte de combinar sons para criar beleza e expressão de emoções, mas alguns estilos musicais, como a noise music, desafiam esta noção. O caminho para definir o que é a música tem duas vias: a teórica e a prática.

Na teoria

Enquanto discussão teórica, a definição de música é um conceito difícil. Não é apenas som organizado, pois a fala tambJohn_Cage_(1988)ém é um som organizado; nem é só um conjunto de sons e silêncios, pois a comunicação falada também é isso – e muitas outras coisas, como o som do rádio. Esta discussão foi levada ao limite pelo compositor John Cage, com sua composição 4’33; a música consistia apenas num longo período de silêncio, no qual os espectadores deveriam se concentrar nos ruídos em torno do executante – e no próprio silêncio também. Muitos críticos consideraram que isso já era levar demasiado longe a definição de música e que não poderia ser apenas o que fosse ditado pela vontade do compositor.

Essa discussão teórica parece afastada da realidade, mas tem influências na prática. Basta recordar a clássica luta de gerações, que começou nos “loucos anos 60” do século XX e não mais parou até hoje, com a geração anterior sempre reclamando que o que a nova geração estava ouvindo não era mais música. O Nirvana foi acusado de ter acabado com o rock and roll melódico. E, ainda hoje, muitos dos que não entendem a estética do trash metal colocam dúvidas sérias sobre se “aquilo” pode ser considerado música.

Contudo, se aceitarmos a diversidade de gostos, influências e estéticas, passaremos ao lado mais prático desta questão.

Na prática

A música é composta por melodia, ritmo e harmonia. A melodia é o eixo principal do som; a harmonia é o conjunto de notas que servem de base para a harmonia, como é o caso dos acordes; e o ritmo é o tempo da música, sendo que conhecendo o ritmo nos permite permite perceber como podemos acompanhar a música. Até hoje não foi possível descobrir uma fórmula científica para saber como escrever música; é por isso que, para todos os entusiastas da música – e até para músicos profissionais e famosos! – criar uma música que o público adore parece quase como acertar no número na android Roleta. Porém, lembre-se que as considerações de ritmo e o conhecimento dos gostos de quem ouve podem influenciar decisivamente o sucesso de um tema, e muitos músicos sabem que com isso podem escrever 10 músicas de sucesso, mesmo que não apareça nenhum super-hit.