A música brasileira é um conceito de inclui uma imensa diversidade de estilos, sem falar na fonte inesgotável de artistas e bandas de grande talento, a nível nacional e no exterior. Para além do samba, da bossa nova ou do tropicalismo do anos 60, a música do Brasil inclui estilos regionais que evoluíram a partir de uma tradição, como o axé, o forró ou o sertanejo; até estilos mais contemporâneos como a música eletrônica, o heavy metal ou o funk. No meio dessa diversidade, deixamos aqui algumas das mais famosas músicas do Brasil.

Conversa de Botequim

Falecido em 1937, Noel Rosa é considerado um dos pais do samba moderno e um dos nomes maiores da arte e da cultura do Brasil. A sua “Conversa de Botequim” foi um dos seus maiores sucessos e tem sido reproduzida por inúmeros artistas, ao longo de gerações, desde Chico Buarque até Maria Rita.

Aquarela do Brasil

No exterior, a música de Ary Barroso é conhecida só como “Brasil”. Resistindo a críticas ideológicas e políticas, a “Aquarela” também se perpetuou e, na atualidade, até os Arcade Fire fizeram um “remix”.

Garota de Ipanema

A composição de Tom Jobim e Vinicius de Moraes merece, facilmente, um lugar em qualquer lista sobre as melhores músicas brasileiras de todos os tempos.

Águas de Março

Em 1972, Tom Jobim criou uma bossa nova mas pensou que ficaria melhor se tivesse Elis Regina a seu lado. O resultado foi uma das melhores canções em dueto da música brasileira de sempre.

Lambada

O grande “hit” de 1989, na voz de Loalwa Braz, ajudou a dar o nome a um estilo musical e a tornar o Brasil maxresdefaultpopular em diversas partes do mundo, como Carmen Miranda o tinha feito décadas antes, mas agora com outro ritmo. Em 2011, a estrela pop Jennifer Lopez recuperou a Lambada no seu êxito “On The Floor”.

Nobre Vagabundo

Daniela Mercury foi uma das vozes que deixou o Brasil – e o mundo – a cantar e a dançar o axé da Bahia. “Nobre Vagabundo” foi o grande “single” do álbum Feijão com Arroz, de 1996.