Os sete diferentes tipos de escrita musical

Quando falamos de escrita musical, todo omelody-148443_960_720 mundo pensa na partitura. Contudo, existem 7 tipos principais de música escrita, e a partitura é só um deles. Confira:

Gráfico de corda

O gráfico de corda contém os acordes, o tempo e a forma da canção. É mais utilizado nas outras partes musicais (como a melodia) já são conhecidas ou serão improvisadas.

Partitura

A partitura é uma versão, normalmente impressa e vendida na loja, que inclui a parte para piano, os acordes, a letra da canção, a melodia e a forma.

Livros de canções

Os livros de canções, ou “songbooks”, são compilações de partituras mas de uma forma mais elaborada. Os livros são geralmente ordenados por artista, por estilo, por década, e podem incluir extras como bandas sonoras de filmes ou melodia e acordes para outros instrumentos, além do piano.

Leadsheet

A leadsheet é uma versão reduzida e condensada da partitura, só com acordes, letras e melodia, sem qualquer informação extra. É destinada a profissionais de música, principalmente para o vocalista, que não precisa dessa informação e preferem usar o mínimo de folhas de papel possível, durante uma atuação.

Fake books

Fake books, ou “livros falsos”, contêm melodia, letras e acordes, mas sem instruções para guitarra, piano ou instrumento de sopro. O objetivo é que o artista improvise a sua parte, ou que saiba de cor.

Gráficos de ritmo

Os gráficos de ritmo são desenhados para determinar o ritmo. Enquanto as leadsheet são mais utilizadas pelo vocalista, os gráficos de ritmo destinam-se principalmente aos outros membros da banda. Essa informação inclui os acordes, os ritmos principais, as principais partes melódicas, a dinâmica e outros detalhes que possam ser importantes.

Anotações completas

Quando a música é muito específica, o músico deve ter acesso a todos os detalhes, escritos numa única página. O que tocar, quando tocar, como tocar, as notas, variações de ritmo, a dinâmica, etc. Se a música for completa o bastante, poderão existir anotações completas diferentes para cada instrumento.