Quais são os principais estilos de música que existem? Se avaliarmos a música por diferentes épocas, países, culturas, regiões, tradições, variantes, etc., rapidamente veremos que é uma tarefa difícil. Mas é exatamente pela dificuldade em dividir o conceito de música em categorias que é uma tarefa essencial para músicos, professores e todos os que queiram compreender o fenômeno. Confira uma lista dos principais tipos de música, sabendo que cada um deles que divide, por sua vez, em muitos outros estilos e tendências.

Blues

O estilo musical Big_Joe_Williams,_American_Folk_Blues_Festival,_Hamburg_1972_(Heinrich_Klaffs_Collection_49)nascido entre as comunidades afro-americanas dos Estados Unidos, no século XX, está na base de uma grande parte dos desenvolvimentos da música popular ao longo do último século.

Country

Podemos definir o “country” como um tipo de música popular americano, com raízes nas etnias brancas e de origem europeia, e que originou muitos seguidores fora dos Estados Unidos. Mas uma análise mais próxima descobrirá que fora dos Estados Unidos existem vários tipos de música popular que se aproximam do country; é o caso da música sertaneja, no Brasil.

Clássica

Essa categoria refere-se toda a música erudita, que não deriva das tradições populares, e que foi desenvolvida na civilização ocidental ao longo do último milênio. Pode ir de Bach e Beethoven aos contemporâneos John Cage e Steve Reich.

Jazz

O improviso e a magia do Jazz têm em Nova Orleães dos fins do século XIX a sua origem direta.

Eletrônica

Computadores, sintetizadores, software de composição e outros instrumentos eletrônicos são a base comum desta categoria musical. Partindo daqui, a imaginação dos compositores e DJ é o limite.

Folk

Na sua forma mais abrangente, a música folk é a música derivada dos costumes e tradições das classes populares em cada país. Em muitos casos, falamos de composições de autor desconhecido e data de criação também ignorada.

Pop

Música popular, ou pop, é bem diferente de folk, mesmo assim pode ir lá buscar influências. Na verdade, música pop busca influências em muitos estilos; o que tem de comum é sempre a estrutura verso-refrão, uso de melodias simples e curta a média duração.