Top da melhor música do Brasil

Existem várias formas de definir e encontrar a melhor música do Brasil. Já aqui fizemos uma escolha das músicas mais famosas. Agora, vamos olhar de uma perspectiva e considerar os músicos mais influentes e importantes, e suas obras mais decisivas. Sem estes temas não é possível fazer um retrato completo da melhor música brasileira de sempre.

“Tico Tico no Fubá”, Zequinha de Abreu

Falecido em 1935, Zequinha de Abreu não viveu para ver o imenso sucesso de sua criação, imortalizada por Carmen Miranda na década de 40. A música tornou-se um clássico obrigatório da história da música brasileira, permanecendo sempre atual; tanto assim é que foi utilizada em 2013 pela seleção nacional de natação sincronizada, num show.

“Desafinado”, João Gilberto

Junto com Tom Jobim e Vinicius de Moraes, João Gilberto foi o revolucionário que implementou a bossa nova e tudo começou com o álbum “Chega de Saudade”. O tema “Desafinado” é brilhante na sua simplicidade e um dos mais famosos desse álbum.

“Detalhes”, Roberto Carlos

O “Rei” deixa uma marca inconfundível, tendo passado pelo samba, bossa nova e rock na juventude, parao-livro-proibido-por-roberto-carlos depois se fixar no estilo romântico, onde se mantém ativo e dinâmico até hoje. “Detalhes” é uma uma de suas maiores obras primas.

“Carinhoso”, Pixinguinha

Pixinguinha, como era conhecido Alfredo Filho, está para o choro como Noel Rosa para o samba, tendo sido o grande criativo que rasgou os limites do conhecido e definiu o choro como o conhecemos. Seu tema “Carinhoso”, quando surgiu, era de tal forma inovador que alguns críticos o chamaram de “polca” e outros de “espécie de jazz”; porém, era na verdade o gênio de Pixinguinha enxergando o futuro.

“Velha Infância”, Tribalistas

A música contemporânea do Brasil é tão diversificada que é muito difícil apontar um nome. O projeto dos Tribalistas distingue-se não só pelo sucesso de massas que teve, no Brasil e no exterior, mas também porque é o melhor exemplo do que é e pode ser a MPB moderna.